RÁDIO A FERRO E FOGO

sexta-feira, 27 de julho de 2012

PAULAO CONCEDE ENTREVISTA AO ATITUDE UNDERGROUND

Quarta-feira, 18 de Março de 2009


PAULÃO - ATITUDE UNDERGROUND


HOJE FAÇO AS VEZES DE ENTREVISTADOR E CONVERSO COM MEU PROFESSOR, ESPERO QUE CURTAM (VINICIUS)
ATITUDE: Conte-nos quando e como você começou a curtir rock.

PAULÃO: Meu primeiro contato com o rock se deu por volta de 1974/75 por dois caminhos: Um primo que morava em casa foi no show do Alice Cooper e na época ele comprou um compacto que eu não parava de ouvir – MUSCLE OF LOVE e por outro por um presente de aniversário de minha Tia Mercedes que me deu um disco do GRAND FUNK – Phoenix. Esses discos eram muito diferentes do que a maioria de meus amigos ouvia. Em seguida veio a época da discoteque e eu preferia ouvir The Beatles e Rolling Stones. Outra banda nesse primeiro momento foi o SLADE.

ATITUDE: No inicio dos anos 80 dois movimentos aconteciam em São Paulo – O MOVIMENTO PUNK e o HEAVY METAL. Como você transitava por esses movimentos?

PAULÃO: Sempre tive contato com as duas correntes. Nunca me preocupei em assumir um rótulo. Ao mesmo tempo em que curtia Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin ouvia Sex Pistols, The Clash, Inocentes e Cólera. Sempre achei ridículo ter que fazer opção musical.








ATITUDE: Mas e as tretas? Não saia muita briga entre os grupos?

PAULÃO: Claro, é algo próprio da juventude se fortalecer no grupo. Tivemos alguns atritos principalmente porque meus amigos curtiam metal e era com eles que eu saia e me divertia. Lembro-me de uma briga próxima ao Rainbow Bar em Sampa e uma briga no metrô próximo a Estação São Bento. Mas sobrevivemos.

ATITUDE: Qual sua lembrança sobre o fortalecimento do METAL em São Paulo?

PAULÃO: Lembro-me que os primeiros grupos de heavys se encontravam na Woodstock Discos, na época na Rua José Bonifácio. Um colega de escola que tinha recursos e uma coleção muito grande de vinil nos apresentou e todo sábado batia cartão. Em 1982 existiam poucas bandas. Logo começaram a aparecer VIRUS, PERFORMANCE, ABUTRE, mas uma banda que tocava muito era o CURTO CIRCUITO do CAIO e do MONTANHA, tocavam tudo que era cover. Nessa época comprei uma guitarra REI TONANTE e comecei a pensar em montar uma banda. Um amigo uruguaio, cujo pai era exilado político, chamado QUIROGA montou uma guitarra e ficávamos ensaiando, mas não virou nada...

ATITUDE: E como você formou a primeira banda séria?

PAULÃO: Séria???? RSRSRS, Quando fui fazer o Colegial no ALBERTO LEVI, tive a sorte de conhecer grandes caras, em especial o SÉRGIO e o NELSON (NEW YORK AGAINT THE BELZEBU) e começamos a andar juntos. Certo dia combinamos que iríamos formar uma banda. O SÉRGIO seria o batera, o NELSON o vocal, eu GUITARRA e o MARCEL, irmão do Sérgio o baixista. Arrumamos uns instrumentos podres e passamos a tocar sem saber o que iríamos fazer. Fizemos algumas músicas, tipo três notas e nos inscrevemos num festival chamado FECALE. Algumas bandas iniciantes também tocaram: VODU, TREVAS, MICROPHONIA e outras. Usamos o nome de DEATH ANGEL´S, fizemos um barulho infernal e um cara da platéia disse que foi o melhor show que ele viu. O NELSON estava com o rosto pintado e uma cruz invertida. A música se chamava TENTAÇÃO. Esse cara era o BETÃO, um grande amigo até hoje.

ATITUDE: E a banda progrediu musicalmente?

PAULÃO: Tentamos. Peguei aulas com o EUFRÁSIO (YX E TITÂNIO) e com o JUNIOR (Korkuz), o Sérgio foi para um conservatório e o MARCEL nunca saiu do MI solto rsrsrsr. Gravamos uma demo-tape e convidamos o REGINALDO para segunda guitarra e o BETÃO para segundo vocal. Era uma zona. Tocamos em mais alguns festivais e fizemos um SHOW NO CENTRO CULTURAL JABAQUARA, isso em 1984.




ATITUDE: E que shows e momentos te marcaram nessa época?

PAULÃO: Creio que ver o metal nacional ganhar força foi muito legal. Lembro-me do show ROCK NA SÉ, nos eventos no LIRA PAULISTANA e PRAÇA DO ROCK. Mas meu lugar favorito era o RAINBOW BAR. Lá vi tocar KORZUS, ANTHARES, DORSAL ATLÂNTICA, CÉRBERO, TITÂNIO, VODU etc. Era uma época muito legal e onde tinha show estávamos lá. Um dia especial foi quando tocaram HARPPIA E PLATINA na PRAÇA DO ROCK, foi com muita qualidade.

ATITUDE: E shows internacionais?

PAULÃO: Naquela época? Não me faz rir rsrsrs, cara, o primeiro show decente que fui foi o VAN HALEN e a aparelhagem estava uma merda. O QUEEN foi perfeito. Lembro-me do QUIET RIOT com a abertura bizarra do ROBERTINHO DE RECIFE. Show de peso só com a vinda do EXCITER E DO VÊNOM. MAS O GRANDE SHOW DOS ANOS 80 FOI O KISS. É lógico que o ROCK IN RIO I teve grandes atrações IRON MAIDEN, WHITESNAKE, AC/DC, OZZY, SCORPIONS...as portas aos poucos se abriam..



ATITUDE: E quais bandas te chamavam atenção na época?

PAULÃO: Como disse minha galera curtia mais metal e éramos viciados na galeria e na Woodstock. Ficávamos atentos a todos os lançamentos e comprávamos fitas k-7. O BETO E O SÉRGIO é quem compravam lps. Com o tempo comecei a comprar, mas ouvia metal e comprava HARD E PSICODELIA, principalmente na MUSICANTO NA PRAÇA PATRIARCA, loja do amigo TONINHO. As bandas da época que chamavam a atenção são os clássicos de hoje: METALLICA, ANTHRAX, EXODUS, RAVEN, ÂNVIL, EXCITER....e no Brasil HARPPIA, VULCANO, DORSAL ATLÂNTICA e SEPULTURA.

ATITUDE: Você tem uma foto com o pessoal do VULCANO, era amigo da banda?

PAULÃO: Não ...essa é uma história engraçada. O Nelson começou a trocar correspondências com o ZHEMA e um dia ele disse: - Vamos para Santos conhecer o Vulcano. Eu topei na hora, o Betão também. Pegamos o busão e baixamos na casa dele sem aviso prévio. A esposa dele nos recebeu muito bem e o Carly Cooper estava lá também. Mas nossos olhares estavam todos para a cunhada do Zhema rsrsrsrs.que aliás estava trampando. Fomos para a praia e voltamos a tarde e por sorte iria ocorrer o ensaio, assim foram chegando todos os integrantes e a foto está ai para registrar o momento.


ATITUDE: Conte-nos um pouco sobre uma festa maluca onde um PUNK e dois HEADBANGERS do RJ se estranharam.

PAULÃO: Festa maluca? Pirada.... Uma garota chamada Daniela iria fazer aniversário e programou uma festa, onde as meninas (GILDA, SIMONE e outras) iriam dar o ar da graça. No mesmo dia tínhamos um festival para tocar no Colégio Santa Cruz. O VÍRUS e outras bandas estavam lá. O PIU gente boa é que afinou nossas guitarras (Vai vendo o nível dos músicos), O show atrasou muito e pensamos: Larga mão vamos para a festa. E assim foi. Chegando lá tinha um PUNK colocando som do Cólera, dois bangers do RJ – Marcos Hell e um tal de Vicking que queria ficar com a Daniela. Os três estavam num clima tenso. Chegamos e começamos a zuar e a curtir com o PUNK e em seguida fazer ouvir VENOM E POSSESED. Os cariocas não gostaram e ficaram bicudos num canto rsrrsrsrs. O Tal do Marcos Hell dizia que no Rio os cabeludos eram apedrejados e que os PUNKS eram inimigos. Em nossa opinião isso era besteira.

ATITUDE: E Bebedouro, como você foi parar ai?

PAULÃO: Trabalhava no Aeroporto e morava em Guarulhos, só ia para SAMPA nos fins de semana. Meu pai se aposentou e decidiu mudar para Bebedouro, pedi demissão e mudei junto. Quando cheguei aqui quase morri do coração. foram dias de cão. Mas em uma semana conheci algumas pessoas MINDUIM, MARCELO CABELO, FABINHO MELLO e o CABANA. Na época coloquei um anúncio na ROCK BRIGADE e conheci o MARCASSA, JÚLIO, DERCINHO... A turma foi crescendo ALVINHO, RENATINHO, AMAURI, CALANGO, GUINHO, JOÃOZINHO, LEANDRO, ET, TOLEDINHO LUIS, EDSON, EDMILSON, WALTER, MARCELO THRASH, GRILO........



ATITUDE: E que banda vocês montaram.

PAULÃO: A primeira banda foi a Fúria. Com a falência dessa criamos o SONS OF WAR, cuja formação clássica (rsrsrsrsr) era PAULÃO – BAIXO E VOZ, JOÃOZINHO – GUITARRA, MARCASSA – BATERIA e MONSTRO – Vocal. Com essa formação fizemos vários shows e com certeza colaboramos para a divulgação do metal na região. Aliás, Bebedouro foi à primeira cidade pequena a ter uma loja de Metal A HEAVY e o pessoal da região baixava tudo aqui. Foi assim que conhecemos a galera de JABOTICABAL, RIO PRETO, RIBEIRÃO PRETO e outras cidades.

ATITUDE: Bebedouro também foi à primeira cidade a promover shows ou estou enganado?

PAULÃO: Creio que sim, além dos shows da FÚRIA E SONS OF WAR, organizamos junto com a HEAVY um show com o VODU – VIPER – EXHORT – NA PALM – SONSOF WAR E UNICÓRNIO NEGRO. Na escola Paraíso Cavalcanti nada mais nada menos que GENOCÍDIO. Todas as bandas da Região tocaram por aqui na CONCHA ACÚSTICA, local onde será realizado no dia 21 de ABRIL o HEAVY METAL ASILO.





























ATITUDE: E o movimento em Bebedouro ganhou força com esses eventos?

PAULÃO: Claro, com o fim do SONS OF WAR criamos o CRUCIAL e seguimos tocando, Abrimos espaços para outras bandas da nova geração (isso no inicio dos anos 90). Duas bandas de Bebedouro em minha opinião se destacaram naquele momento – A banda do Marcos da Via Sat e a PUTREFAÇÃO do Bartol (essa na segunda metade da década).

ATITUDE: Mas parece que no início dos anos 90 você ficou um pouco fora da cena.

PAULÃO: Questão de estudos. Precisava concluir minha primeira faculdade afinal não podia continuar sendo um vagal rsrsrrsrs. Deu certo e hoje posso me orgulhar de ter concluído quatro faculdades, ter pós-graduação e outros títulos. Mas nunca abandonei a cena, continuei a comprar e a aumentar minha coleção. Apenas parei de tocar e ir a shows.


ATITUDE: E quando foi o retorno?

PAULÃO: O retorno do que nunca se foi rsrsrsr. Em 1994, após meu casamento decidi montar uma banda de ROCK´N´ROLL para se divertir e ai surgiu o DICK&MUTLEY. Fizemos vários shows pela região e isso estimulou a voltar com carga total à cena. Começamos a promover shows novamente e percebemos como o movimento havia crescido em BEBEDOURO. O primeiro show organizado teve quase 500 pagantes sem propaganda para a região. Pronto! Estávamos novamente na cena. Aí aconteceram dois fatos. O GUINHO morre e o AMAURI cria o GHC (GUINHO HARDCORE) junto com o Marquinho Neguinho e outros e isso me motiva a refazer o CRUCIAL. O Amauri topa, começamos a ensaiar e marcamos um show para o dia 19 de Julho de 1997. Atrações: Além das bandas locais, tocariam a MASMORRA, NEW YORK AGAINST THE BELZEBU E C-56. Dia 13 iria ter show do GAMMA RAY em CATANDUVA e estava tudo pronto para irmos juntos. Aí vem o destino. A galera decidiu ir também ao show em AMERICANA e no retorno um acidente termina com a morte do AMAURI. O BARTOL assumiu a batera e fizemos um tributo inesquecível – no início do show gritei: NADA DE MINUTO DE SILÊNCIO – VAMOS FAZER UM MINUTO DE BARULHO e a casa quase caiu....

ATITUDE: Foi nessa época que você abriu a CASA DO TAL ROCK´N´ROLL?

PAULÃO: Sim. Abrimos sem estrutura apenas com a vontade, era mais para satisfazer um desejo e acabou por um tempo sendo um marco em Bebedouro, além de ser o principal ponto de encontro de todas as tribos, promovíamos vários shows como AÇÃO DIRETA, NEW YORK AGAINST THE BELZEBU, AGROTÓXICO, DOWN HILL, NOTHING FACE, ABOHHRENCE, MASMORRA, C-56, SANTUÁRIO, ETERNAL SOLITUDE, TODAS AS BANDAS DE BEBEDOURO: DICK & MUTLEY, PUTREFAÇÃO, EXPLOITED COVER, RAQUÍTICOS etc. Infelizmente fechamos no início de 1999.

ATITUDE: Com o fim da loja você passou a ficar novamente fora do movimento?

PAULÃO: Não totalmente, continuei indo a shows, principalmente em CATANDUVA onde ocorreram grandes eventos como EXODUS, MERCYFUL FATE, HELLOWEEN e outros, continuei a comprar CDs e quando fui eleito vereador passei a promover com recursos próprios uma versão da PRAÇA DO ROCK em Bebedouro, no último domingo do mês sempre trazia bandas como CORRERA, POWER GUIDO, CAVERNA STYLE, abri espaço para as bandas de Bebedouro. Enfim, nunca sai da cena. Não esqueça que inclusive passei a participar de um projeto noise junto com o ET E O BARTOL: O ROTTEN ASS.


ATITUDE: E a questão da criação dos blogs?

PAULÃO: Um dia passeando pela Net encontrei o GANJACORE e comecei a reencontrar a galera dos anos 80, depois conheci o ROGÉRIO DO OLDSCHOOL e comecei a relembrar as bandas dos anos 80, principalmente ao reencontrar o DONYPOWERHEAD ai num final de semana decidi postar algo num blog que era para ser destinado a divulgar idéias, assim nasceu o ATITUDE UNDERGROUND, com o tempo ampliei o trabalho com o ATITUDE OPINIÃO e esse ATITUDE FANZINE que agora já conta com o apoio de várias pessoas, entre as quais você VINICIUS. Não posso deixar de citar que minhas pequenas gatinhas também têm um blog voltado para as crianças e que como curto MPB alternativa desenvolvi também o MPB ALTERNATIVA (http://mpbalternativa-raraalternativasom.blogspot.com/) que estamos começando a divulgar agora.







ATITUDE: Qual você considera a coisa mais importante desse blog?

PAULÃO: Com certeza as novas amizades, pessoas que mesmo “conhecendo” virtualmente já parecem de casa como o LAAZ de Portugal , o YAPPI do Japão, os grandes POWERHEAD e ROGÉRIO, Paulo do Metal Prudente, Renato Stay Rock, Dagon e Jú do Stay Heavy, JP Destructor, HELLRAISER E BLOODYMARY (ESTANHO MUNDO DE MARY) ,Humberto do Ceará PUNK e todos aqueles que fazem parte de nossa parceria, mas o que mais valeu à pena foi reencontrar a galera de JABOTICABAL (Lara, Danilo, Fafá, Tucano, Pacheco, Pedrão), ARARAQUARA (Talo, Tunão) MONTE ALTO (Gervásio) SÃO PAULO (Mário e Kelson) e todos aqueles que voltamos a ter contato.

ATITUDE: Afinal, qual é sua banda preferida?

PAULÃO: A banda que idolatro sem dúvida é o BLACK SABBATH em sua primeira formação.

ATITUDE: Qual disco você considera essencial?

PAULÃO: SABOTAGE.. Sem dúvida é o disco que mais ouvi na vida.

ATITUDE: E das novas bandas?

PAULÃO: Até escuto, mas, sinceramente... Algumas coisinhas me agradam. Prefiro as bandas do passado inclusive de um tempo que não curti como a psicodelia dos anos 60.



ATITUDE: Planos para o futuro?

PAULÃO: Continuar a ter atitude rsrsrrsrs combater o sistema capitalista, organizar uma frente revolucionária e tomar o poder em nome do ROCK´N´ROLL rsrsrrsrssr. Na verdade desejo ampliar o trabalho de reconstrução do underground em Bebedouro, a partir do HEAVY METAL ASILO, continuar a divulgar música e idéias de qualidade e ser feliz junto com a minha família, ou seja, minha esposa SANDRA e minhas gatas MARIA EDUARDA E SOFIA e manter esse espírito jovem srsrrsrs.

ATITUDE: Como você encontra tempo para os blogs?

PAULÃO: Realmente minha vida é muito corrida, como sabe leciono em quatro escolas, coordeno uma e tenho meus afazeres contábeis rsrrss Mas como sempre ensino aos alunos O TEMPO É UMA INVENÇÃO HUMANA, dessa forma ele está ob nosso controle.

ATITUDE: Sua mensagem final.

PAULÃO: Espero que esse movimento se fortaleça cada vez mais. Um abraço a você Vinicius por ter vindo em casa e realizado essa entrevista, a toda galera e que todos que passam por aqui tenham em mente que a verdadeira revolução ainda está por vir, será a revolução da libertação dos valores corruptos que norteiam nossa sociedade. É nosso dever lutar contra a desigualdade e toda forma de abuso e principalmente a intolerância, base de toda violência. PARTILHAR MÚSICA não é crime, crime é permitir crianças morrer de fome e país de família estarem desempregados em virtude da ganância do lucro. Apenas postar revolta não transforma, temos que ter ATITUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário